Make your own free website on Tripod.com

FLIGHT SIMULATOR - ADDON                                             TREASURE PLANET

                        

MICHAEL SHUMACHER KART 2002 

 

 

                                    MINI CAR RACING


À primeira vista, as corridas de Mini-Carros parecem ser apenas mais um jogo de corridas de automóveis. Se não fossem aqueles itens extra... Mas comecemos do princípio...
Os Condutores
Quando da primeira vez, você será convidado a criar um novo condutor. Para isso, terá de introduzir um nome e configurar a forma como o carro deverá ser controlado. Poderá alterar esta configuração a qualquer momento, mais tarde.

Os Comandos

Neste ecrã poderá seleccionar ou modificar as teclas ou botões do "joystick" ou controlador de jogos que lhe permitirão controlar o seu Mini-Carro. Para isso, seleccione a função (por ex. virar para a direita) que pretende modificar e prima o dispositivo de comando inerente desejado (tecla do teclado, direcção do "joystick" ou controlador de jogos). É favor notar que o rato e seus botões não são seleccionáveis.

Uma sumária descrição das diferentes funções: 

Acelerador: Acelera o carro. Sugerimos que seleccione uma tecla ou um botão que 
possa premir durante longos períodos de tempo sem se cansar... 

Travão: Não é muito importante, a não ser que tenha de fazer uma curva apertada. 
Esta função também é utilizada para fazer marcha atrás. 

Esquerda/Direita: Direcção 

Arma dianteira 1-3: Faz disparar a arma dianteira correspondente, mas só se 

tiver adquirido uma e se tiver munições para ela. 

Arma traseira: Para minas, óleo, etc. 

Extra: Usada para jactos de salto vertical ou Nitro.

Há ainda outra informação que é associada ao condutor, além da configuração dos comandos : o tipo de pintura preferida para o carro e o "guardar" dos jogos. Claro que a qualquer momento pode "apagar" os condutores criados e mudar outra vez as configurações dos comandos.

O Menu Principal

Neste menu poderá optar entre jogar sozinho ou com outros jogadores. Também pode configurar os condutores, regular as opções e obter informações sobre os criadores deste jogo.  

Se for o único jogadorPrimeiro, terá de seleccionar um condutor da lista. Basta clicar sobre o condutor desejado que ficará destacado a vermelho. 


No ecrã seguinte poderá decidir entre entrar já no campeonato ou, para começar, fazer apenas alguns treinos cronometrados (Time Trials). Também é aqui que escolhe a pintura do seu carro. Para isso, basta clicar no mapa de cores que está ao lado do nome de cada condutor para visualizar as diferentes possibilidades. Se já tiver jogado um jogo e tiver "guardado" o estado em que se encontrava o jogo, poderá aqui voltar a carregar esse mesmo jogo com "Carregar" (load).

O campeonatoNele, terá de dominar sete (ou mais...?) rondas. Cada ronda consiste de cinco corridas, e cada corrida terá de ser efectuada duas vezes. Antes de começar, não se esqueça de seleccionar o nível de dificuldade desejado.Nestes, a diferença mais importante reside na agressividade dos condutores controlados pelo computador : No nível "Fácil" (Easy) são menos agressivos e um pouco mais lentos enquanto que no nível "Difícil" (Hard) os condutores do computador mostram tudo o que valem. O nível "Médio" (Medium) situa-se, evidentemente, entre os dois atrás citados. Sucede ainda que no nível "Fácil", os primeiros quatro condutores ficam qualificados para a ronda seguinte, enquanto que nos níveis "Médio" e "Difícil" você, para passar, terá de ser um dos três melhores. 

A escolha do carro

Para poder participar numa corrida de automóveis vai precisar, obviamente, de um carro! Pode escolher de entre 8 modelos diferentes mas, no princípio, só conseguirá ter acesso aos dois modelos mais baratos.


À esquerda pode ver alguns valores de custos relativos ao carro, e o equipamento que o carro pode receber é exibido em símbolos situados no centro do ecrã. Se, mais tarde, no jogo, pretender vender o seu carro para adquirir outro melhor, o dinheiro que obterá pela venda do seu velho carro aparecerá debaixo de "Carro Velho" (Old car). Quando da primeira vez que jogar sugerimos que compre o Micro que é mais fácil de manobrar que o Carro pequeno (Small Car)!

O menu do Jogo
Neste menu pode fazer a sua escolha de opções, comprar novos carros e, é claro, dar início à corrida. No lado direito, em cima, poderá ver um diagrama do circuito ou da pista. Se estiver a começar o campeonato deverá ter ainda algum dinheiro guardado pelo que pode dar uma vista de olho pelos "melhoramentos"... 

Melhoramentos

Há muitos extras disponíveis para cada veículo (sistemas ofensivos, sistemas defensivos, componentes para "afinar" o carro), que podem ser adicionados ao seu veículo. O número de armas dianteiras e os extras que podem ser utilizados dependem do carro que possuir.

Para adquirir um extra basta clicar no extra (pode clicar indiferentemente nos ícones no carro ou nos da barra de itens). Se você tiver dinheiro suficiente para pagar o item, ele aparece imediatamente instalado. Se colocar o ponteiro do rato sobre um extra, surge um pequeno ecrã com o seu preço e com uma sumária descrição do mesmo.
À esquerda, surgem dois botões que permitem comutar entre comprar e vender. Se vender um item você não recebe de volta todo o dinheiro que ele custou, já que ele está "usado".

Só lhe será creditado metade do custo original. Na barra de itens os diferentes extras estão agrupados em armas, defesas e especiais. Os que não são passíveis de instalação no seu tipo de carro surgem a "cinzento" (não é possível seleccioná-los). Os modelos básicos desses itens estão já instalados no seu carro.

Por baixo de cada suporte de item estão cinco LEDs (luzes). De cada vez que é feito um melhoramento num item, acende-se mais uma luz. Pode-se verificar, assim, que são possíveis cinco melhoramentos. Se o seu carro pode ser equipado com mais que uma arma dianteira, há comandos adicionais (setas) que permitem comutar as armas entre os suportes de item.

Para a sua primeira corrida, recomendamos a compra de um ou dois lasers adicionais, para que não esteja tão indefeso...

Os Extras
São os seguintes os itens que estão disponíveis para todos o carros:

MotorProporciona aceleração e velocidade adicional.

PneusUns melhores pneus proporcionam uma melhor tracção.

BlindagemUma melhor blindagem protege mais o seu carro dos seus adversários e das guardas laterais da pista.

As armas
As armas têm uma quantidade limitada de munições, que corresponde, naturalmente, à quantidade que você comprar para elas. Mas, de cada vez que passar a linha de meta para iniciar outra volta, os seus carregadores são automaticamente cheios.

Laser Barato, ampla zona de impacto, provoca danos importantes.
Turbo Blaster Com cada melhoramento são-lhe proporcionados 10 tiros. Um único tiro não provoca lá grandes danos, mas uma rajada deles é coisa para levar a sério.
Míssil Provoca danos importantes, vence declives. 
Plasma Provoca danos médios, pode fazer ricochete nas guardas da pista sendo, por isso, algo imprevisível.
Disruptor Semelhante ao laser, mas trespassa vários carros!
Míssil EMP (Electro Magnetic Pulse - Impulso Electro Magnético) Não provoca avarias importantes mas afecta os sistemas electrónicos, o que pode levar a reacções curiosas...
Enxame de mísseis (Swarmer missiles) São disparados vários pequenos mísseis ao mesmo tempo, tipo tiro de caçadeira. Recomenda-se para tiro a curta distância!
Homing Missile Não precisa de apontá-lo. Basta dispará-lo e esquecê-lo, que ele vai lá ter!
Torpedo quântico (Quantum torpedo) É o que causa mais danos e vence declives. Mas use-o com cuidado! Olhe que, tal como sucede com o plasma, ele pode ricochetear nas guardas laterais da pista.

Defesas

Mina Mina normal, para atacar os adversários que vêm atrás de si.
Óleo É um truque clássico que não requer explicações!
Cola O ideal para fazer parar os adversários mais rápidos.
Mina EMP Coisa parecida com o míssil EMP, só que é uma mina.
Mina múltipla (Clustermine) Pouco após ter sido lançada, a mina subdivide-se em várias mini-minas explosivas. Como o tempo de vida destas unidades é limitado, há que escolher bem o momento de lançar esta mina.

Especiais
Ram-Booster Uma vez instalado, provoca danos adicionais aos carros dos adversários que colidirem com o seu. Não há melhoramentos para ele!
Blindagem activa Consegue absorver um impacto de uma arma de alta energia (mas não o do Turbo Blaster!) sem que o carro fique danificado. O enchimento dos carregadores das armas no sistema dá-se quando o carro passa a linha de meta, no início de nova volta. Não há melhoramentos!
Jactos de salto (Jump jets) Úteis para evitar minas, óleo, etc.
Nitro Provoca a máxima aceleração do carro, durante um curto período de tempo.

Os jactos de salto / Nitro e o Ram-booster/Blindagem activa usam os mesmos suportes, pelo que só pode usar um deles de cada vez.  

A Corrida

Depois de ter comprado tudo aquilo que queria ou podia comprar, prima em OK para começar! À esquerda, em cima, no ecrã, aparece-lhe a indicação do número actual da volta e da sua posição. Abaixo surge um mini-mapa da pista de corrida incluindo a posição de todos os concorrentes.

Na parte inferior do ecrã, estão-lhe indicados os extras que possui. À direita de cada item estão LEDs que lhe indicam com que frequência pode utilizar o dito extra na presente volta. De cada vez que completa uma volta, cruza a linha da meta e inicia outra volta, os carregadores de munições de todas as armas são reabastecidos e a carga da blindagem activa (se houvesse dinheiro para tal!) é refeita. Escusa de poupar munições mas faça a sua gestão com cuidado. Não se esqueça que os seus adversários são também reabastecidos ao cruzar a meta. Se aquele que vem atrás de si deixou de o preocupar há algumas curvas atrás por falta de munições, olhe que agora já não é bem assim...

A barra horizontal indica o estado actual da sua blindagem. Se receber mais danos que o desejável, o seu carro começará a deitar fumo. Se receber ainda mais fogo inimigo, o carro ficará destruído. Mas isso não significa que a corrida tenha terminado para si, apenas que vai perder tempo. É que após um curto período de tempo ser-lhe-á fornecido um carro novo.

Talvez já tenha dado por isto, se tentou fazer "malandrice". Se cruzar a linha de partida antes da corrida ter início (das luzes de partida terem ficado verdes) o seu carro ficará totalmente estragado e terá de esperar que todos os seus adversários se vão embora...E, para evitar conflitos antes mesmo que a corrida comece, só receberá a sua primeira carga de munições quando cruzar a linha de partida.
  
Olha! Há dinheiro na pista!

Pois é verdade! Às vezes encontra-se dinheiro na pista. Recolha-o, se puder, já que isso lhe permitirá comprar melhoramentos para o seu carro. Por cada vale que recolher, receberá $100. Também encontrará "kits" de reparação na pista. Se os recolher e utilizar poderá repor a sua blindagem no estado de carga máxima. Por cada carro adversário que destruir receberá $150 e se ultrapassar um adversário receberá $500! A sua posição final é recompensada não apenas com pontos para o campeonato mas também com um prémio monetário que é tanto maior quanto mais elevada for a sua posição na tabela.

Se premir a tecla "Esc" o jogo entrará em pausa. Se seleccionar "Cancelar corrida" isso significa que você desiste da presente corrida. Mas não se esqueça de recolher todo o dinheiro que encontrar na pista antes de desistir!

As EstatísticasApós cada corrida surgem duas estatísticas. O primeiro ecrã descreve a última corrida. Nele verá quantos carros destruiu e quantas vezes "bateu" como seu carro ("Acidentes"). Todo o dinheiro que ganhou vem lá indicado, assim como o número de pontos de campeonato que lhe foram atribuídos. 
No ecrã seguinte é mostrada a tabela de posições dos concorrentes na actual ronda. Todos os condutores que já se qualificaram para a ronda seguinte aparecem realçados a verde. Após 10 corridas, apenas os condutores qualificados são autorizados a entrar na ronda seguinte. No campeonato com um único jogador os primeiros três condutores (nos níveis de dificuldade "médio" e "difícil") ou os primeiros quatro (no nível de dificuldade "fácil") se qualificam. E, não se esqueça, o jogo é jogo até à última corrida! 

Treinos cronometradosSeleccionado este modo, pode fazer os seus treinos à vontade sem ser incomodado pelos outros concorrentes. Também se pode entreter a ver se consegue fazer melhores tempos que os seus amigos. As pistas podem ser escolhidas por ronda ou de forma completamente aleatória. O melhor tempo conseguido é memorizado pelo computador.


Múltiplos jogadores

A corridas de Mini-Carros podem ser disputadas por mais que um jogador. Pode jogar contra os seus amigos ou em colaboração com eles. Para isso, seleccione a opção "Multíplos jogadores" no menu principal.

O ecrã de selecção de condutores que se segue é ligeiramente diferente do que se apresenta quando de um jogador só. Se seleccionar a janela de um jogador, todos os condutores do PC serão exibidos. Poderá jogar com até quatro jogadores "humanos". Note que um condutor não pode ser seleccionado duas vezes. Assim, terá de criar e configurar tantos condutores quantos forem os jogadores humanos que irão participar. 

No ecrã seguinte, cada condutor "humano" pode escolher a pintura do seu carro. Você pode disputar um campeonato normal com os seus amigos mas, na opção de múltiplos jogadores, estão também disponíveis outros modos de jogar.

Campeonato com múltiplos jogadores

A única diferença em relação ao campeonato com um único jogador reside no processo de qualificação. Para possibilitar a qualificação de mais de três jogadores é utilizado um sistema de pontuação. Para as diferentes rondas torna-se necessário alcançar um certo número de pontos de qualificação. Quem não tiver pontos suficientes após a última corrida, ficará desqualificado!

Modo VersusNeste caso, ao contrário do que sucede com o campeonato, o número de voltas, a dotação inicial de dinheiro e o número de adversários geridos pelo computador são valores que podem ser seleccionados. De igual forma a sequência das corridas das pistas não é fixa, podendo ser seleccionadas de forma aleatória. E, como não existem rondas, não é necessário obter a qualificação! 
Modo de diversãoNestes modos só se pode jogar com mais que um jogador, já que os condutores geridos pelo computador não existem. Apenas as condições para a vitória e a quantidade de dinheiro à partida são coisas que têm de ser definidas. Pode optar-se por a corrida terminar após se ter alcançado um determinado número de pontos ou após ter decorrido um certo período de tempo. 
Depois de cada jogador ter equipado o seu carro, a competição tem lugar em pistas especiais. Como não é necessário perfazer voltas, nem passar pela linha de partida, o reabastecimento dos carregadores das armas é feito por recolha das caixas verdes com munições que vão aparecendo ao longo da pista.


Os diferentes modos:

Frente a frente
O que mais danificar o(s) seu(s) adversário(s) é o que ganha. Ter o cuidado de não embater nas guardas de protecção da pista já que cada embate subtrai um ponto! 


Apanhar a bandeira
Algures, na pista, há um ponto de luz brilhante cuja posição está marcada no mini-mapa por meio de uma cruz. Tente apanhar esta "bandeira" e trazê-la de volta à linha de partida para marcar pontos! 

Manter a bandeira
Ao contrário do que sucede com o modo "Apanhar a bandeira", neste caso não é preciso trazer a bandeira para a linha de partida. O objectivo é manter a posse da bandeira tanto tempo quanto possível. O detentor da bandeira irá ganhando pontos enquanto conseguir defendê-la dos avanços dos adversários. Para tornar este jogo ainda mais interessante, não se encontrarão na pista kits de reparação!

OpçõesGrafismo dos carros: Regula a qualidade dos grafismos dos carros. "Excelente" é a selecção que melhores resultados gráficos apresenta mas também a que consome mais capacidade do CPU. Se, com esta opção, o jogo se tornar demasiado lento, desistir dela e colocá-la em "Normal"! Som-Volume: Independentemente do volume de som do sistema, o volume de som do jogo pode ser regulado. 

Detecção de avarias

Pergunta: Se eu premir diversas teclas simultaneamente, no meu teclado, parece que nem todas elas funcionam. Que devo eu fazer?
Resposta: Trata-se de uma questão técnica que diz respeito à maneira como funcionam os teclados. Os sinais gerados pela pressão das teclas são agrupados. Se premir simultaneamente várias teclas do mesmo grupo, pode suceder que alguns dos sinais se percam. Se deparar com este problema, terá de configurar outras teclas para as funções do jogo.
Pergunta: O meu "joystick" está bem ligado mas não aparece no painel de dispositivos do jogo. Porquê? 
Resposta: Certifique-se de que não há outras entradas de dispositivos não ligados no painel de dispositivos do jogo. Alguns modelos de "joysticks" mais antigos também não funcionam se a identificação do joystick não estiver em 1.


A Equipa

AEON Design: 
Oliver Groth 
Christian Muth 
Martin Schlott Grafismos: Andreas Hartmann
Os nossos agradecimentos ao nosso painel de "pilotos de ensaio" : 
Alexander Hutsch, Andreas Hartmann, Stefan Holländer, Henri Schmidhuber, 
Arthur Kanz 

Publicado por eGames, Inc. 
(c) 2000 eGames, Inc.